COMO SE RELACIONAM O PENSAMENTO E A LINGUAGEM COM O MUNDO? NOTAS DE LEITURA DO TRACTATUS LOGICO-PHILOSOPHICUS
V. 10 N. 19 (2013): Inverno de 2013 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: César Fernando Meurer
Resumo:
O artigo expõe a resposta do Tractatus Logico-Philosophicus à pergunta do título. Depois de detalhar as concepções tractarianas de mundo, de pensamento e de linguagem, o estudo foca a articulação que confere plausibilidade à teoria correspondentista da verdade de Wittgenstein.
Abstract:
The article exposes the answer of the Tractatus Logico-Philosophicus to the question of the title. After detailingthe tractarian conceptions of world, thought andlanguage, the study focuses the articulation that confersplausibility to the correspondence theory of truth byWittgenstein.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6054
Palavras-Chave: Pensamento. Mundo. Correspondência. Verdade.Wittgenstein.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.