RECONSTRUÇÃO HISTÓRICA DO CONCEITO DE HERMENÊUTICA: A HIPÓTESE DE JEAN GRONDIN E A RETOMADA DE UMA AUSÊNCIA ? PAUL RICOEUR

V. 10 N. 19 (2013): Inverno de 2013 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Roberto Roque Lauxen

Resumo:

O trabalho apresenta a hipótese de Jean Grondin para a reconstrução histórica do conceito de hermenêutica. Explora, por um lado, a revisão crítica proposta por ele para desfazer a noção de compêndio histórico e, por outro lado, procura compreender como a noção de universalidade da perspectiva hermenêutica, que tem sua raiz em Gadamer, opera como fio condutor na reconstrução da heterogeneidade de seu ponto de vista universal, desfazendo a idéia teleológica dessa história. Na retomada dos principais expoentes dessa tradição, procuramos, no jogo de continuidade e descontinuidade, entender as razões da ausência de Paul Ricoeur e a influência do perspectivismo de Nietzsche na condução da história da hermenêutica contemporânea.

Abstract:

The paper presents the hypothesis of Jean Grondin tohistorical reconstruction of the hermeneutics concept.It explores, on the one hand, the critical revisionproposed by him to undo the notion of historicalcompendium and, on the other hand, seeks tounderstand as the notion of universality of thehermeneutic perspective, that has its root in Gadamer,operates as conducting wire in the reconstruction ofthe heterogeneity of its universal point of view, undoingthe idea teleologic of this history. In the retaken one ofthe main exponents of this tradition, we seeks, in thegame of continuity and discontinuity, to understandthe reasons of the absence of Paul Ricoeur and theinfluence of the perspectivism of Nietzsche in theconduction of the history of contemporaryhermeneutics.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6067

Palavras-Chave: Hermenêutica. História. Gadamer. Ricoeur.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.