ENTRE KANT E HEIDEGGER: CONSIDERAÇÕES SOBRE O SER
V. 9 N. 17 (2012): Inverno de 2012 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Antonio Glaudenir Brasil Maia; JOSÉ EDMAR LIMA FILHO
Resumo:
A presente exposição pretende analisar uma aproximação entre Kant e Heidegger com base no opúsculo heideggeriano intitulado A tese de Kant sobre o ser (1961), ocasião em que o autor procura investigar o valor do pensamento kantiano e a sua contribuição para o desenvolvimento da questão do ser – tema fundamental da filosofia do contemporâneo. Ainda que a tradição tenha abandonado esta que é a questão primordial da Filosofia na ótica de Heidegger, Kant apresentou a direção de tematização do problema, desenvolvendo a temática através da interpretação de um uso lógico e um uso ôntico do sentido do ser, mesmo que esta não fosse a sua intenção primordial na Críticada razão pura.
Abstract:
Cette exposition a l’intention d’analyser une proximitéentre Kant et Heidegger basée dans l’opusculeheideggérienne intitulé “La thèse de Kant sur l’être”(1961), l’occasion où l’auteur fait des recherches aprpos du valeur de la pensée kantien et sa contributionpour le développement de la “question de l’être” - lethème fondamental de la philosophie contemporaine.Même que la tradition ait abandonné cette qui est laquestion primordiale de la philosophie dans l’optiquede Heidegger, Kant a presenté la direction de saproblématisation, a partir du développement de cethème à travers de l’interpretation d’un usage logiqueet d’un usage ontique du sens de l’être, même si cen’était pas son intention primordial dans la “Critiquede la Raison Pure”.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6023
Palavras-Chave: Heidegger. Kant. Ser.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.