A LIBERDADE E O SUJEITO SUJEITADO: A HERMENÊUTICA FILOSÓFICA COMO FILOSOFIA PRÁTICA NA BUSCA DO ESCLARECIMENTO E CUIDADO DE SI
V. 9 N. 17 (2012): Inverno de 2012 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Rodrigo Toaldo Cappellari; Inácio Cappellari
Resumo:
O presente artigo visa proporcionar uma reflexão acerca da temática da verdadeira liberdade do sujeito, tendo em vista que hoje cada vez mais nos deparamos com os “sujeitos sujeitados”, pois acreditam serem livres quando na verdade são manipulados. Diante desta situação, discute-se as possibilidades de se sair do estado de menoridade e sujeição que reflete esta falsa liberdade, visando-se alcançar a verdadeira liberdade, a qual, será mostrado, que somente se conseguirá alcançar, mediante a constante prática do cuidado de si. Nesta busca pelo esclarecimento e prática do cuidado de si, analisaremos a importância da compreensão do posicionamento de Gadamer analisado por Rohden da concepção de hermenêutica filosófica, a qual visa atingir uma práxis refletida, um modo de ser do homem que une seu pensar ao agir, e não um saber anterior, que deverá ser aplicado posteriormente, sendo um instrumento e não reflexão ou retrato do agir humano. Desta maneira, verificaremos que a filosofia prática é aquela que ultrapassa a aceitação dogmática, caracterizando-se como uma auto-responsabilidade racional.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6029
Palavras-Chave: Liberdade, Esclarecimento, Cuidado de Si, Hermenêutica Filosófica
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.