SOBRE O CONHECIMENTO INTELECTUAL HUMANO SUMA DE TEOLOGIA, Iª PARTE, QUESTÃO 84º, ART. 05 E 06

V. 9 N. 17 (2012): Inverno de 2012 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Sidnei Francisco do Nascimento

Resumo:

Este artigo pretende discutir a compatibilidade entre a teoria da iluminação em Agostinho e a teoria da abstração em Aristóteles. Reconciliando os dois pilares da Filosofia, Tomás de Aquino procurará harmonizar a herança agostiniana com a aristotélica.

Abstract:

The objective of this article is to discuss the compatibilityof Augustine’s theory of illumination and Aristotle’s theoryof abstraction. By reconciling two pillars of Philosophy,Thomas Aquinas will seek to conciliate Augustinian andAristotelian heritages.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6030

Palavras-Chave: Demócrito. Platão. Aristóteles. Agostinho. Teoria dailuminação. Conhecimento abstrato.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.