SALVAÇÃO, BEATITUDE E LIBERDADE EM SPINOZA SEGUNDO FERDINAND ALQUIÉ
V. 8 N. 15 (2011): Inverno 2011 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso
Resumo:
Para Benedictus de Spinoza (1632-1677), os termos Salvação, Beatitude e Liberdade são sinônimos, conforme o escólio da proposição 36 da parte 5 de sua obra maior, a Ética. Estes conceitos são descritos de forma clara e distinta pelo cartesiano francês Ferdinand Alquié (1906-1985). Segundo este último, Spinoza apresenta e descreve o amor a Deus antes de descrever a vida eterna, ou seja, o homem pode se liberar pelo conhecimento, ou por uma mudança em sua maneira de pensar. Entretanto, ressalta Alquié, não se trata de conduzir o homem a uma aceitação passiva da necessidade, a uma espécie de resignação. Nosso objetivo com o presente trabalho é a explicitação dos conceitos supra, bem como da sinonímia que os envolve, a partir da descrição de Alquié e do texto da Ética.
Abstract:
To Benedictus de Spinoza (1632-1677), the termsSalvation, Blessedness and Liberty are synonymous,as the scholium of proposition 36 in Part 5 of his majorwork, the ETHICS. These concepts are described in aclear and distinct way by the French CartesianFerdinand Alquié (1906-1985). According to the latter,Spinoza presents and describes the love of God beforedescribing eternal life, that is, man may be freed eitherby knowledge, or a change in the way of thinking.However, Alquié noted that is not about leadingmankind to a passive acceptance of necessity or samekind of conformity. Our goal with this work is theexplanation of the concepts above and the synonymythat involves it, from Alquié’s description of the textand of ETHICS.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5996
Palavras-Chave: Benedictus de Spinoza. Salvação. Beatitude. Liberdade
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.