ROSAS E ANGÚSTIA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE MARTIN HEIDEGGER E CLARICE LISPECTOR

V. 8 N. 15 (2011): Inverno 2011 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: MARIÂNGELA ALONSO

Resumo:

O presente artigo propõe um diálogo possível entre Filosofia e Literatura, tomando como corpus o conto A imitação da rosa, da coletânea Laços de Família, de Clarice Lispector. Para tanto, o suporte teórico contará com textos de Martin Heidegger. O estudo consiste na exposição da trajetória existencial da personagem Laura, o que oferece diversos questionamentos conjugados com muitas das reflexões filosóficas. O sentimento de estranheza aí presente encontra ressonâncias com o que Heidegger concebeu como angústia. Pretendemos trazer à luz um caminho de análise para o conto de Clarice Lispector e possíveis aproximações com o pensamento de Heidegger.

Abstract:

This paper proposes a possible dialogue betweenPhilosophy and Literature, taking as the body tale Theimitation of the rose, collection of Family Ties, byClarice Lispector. For both, the theoretical supportwill include texts of Martin Heidegger. The studyconsists of exposing the character’s existentialtrajectory Laura, which offers several questions inconjunction with many of the philosophicalreflections. The feeling of strangeness present thereis resonance with what Heidegger conceived asanguish. We intend to bring to light a path analysisfor the story by Clarice Lispector and possibleapproaches to the thought of Heidegger

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5999

Palavras-Chave: Angústia. Dasein. Clarice Lispector. Martin Heidegger.A imitação da rosa.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.