PARA QUÊ SERVE A CIÊNCIA?

V. 7 N. 13 (2010): Inverno de 2010 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Pedro Geraldo Aparecido Novelli

Resumo:

A ciência é uma forma de conhecimento e é também uma forma do conhecimento. Contudo, a ciência parece se apresentar como a forma de conhecer e do conhecer. Essa postura faz com que a ciência se afirme no mundo como algo singular obtendo inclusive força de instituição com reconhecimento oficial e sustentação em instâncias informais. A ciência sobreviveu a uma história de perseguição, rejeição e condenação colocando-se nos tempos modernos como o referencial por excelência para o estabelecimento de questionamentos e críticas aceitáveis ou não. Desse modo a ciência se tornou uma unanimidade a ponto de não se poder conceber facilmente um mundo sem a sua presença e ação. Apesar de seu caráter universal a ciência não deixa de se filiar ao particular e daí provém a indagação sobre seus interesses e compromissos, ou seja, a ciência ainda serve, e serve para quê ou serve a quem.É inegável que o mundo com a ciência é um e sem ela é outro, porém qual é o mundo que a ciência deseja e o qual é o homem que ela pretende que habite esse mesmo mundo? Pode-se sem dúvida afirmar que a ciência educa e forma pelas suas características que, entretanto, não permite desconsiderar seus interesses e compromissos.

Abstract:

Science is a form of knowl edge and also the form of knowl edge. However scienceseems to present itself as knowl edge itself. Such believe makes science to affirmitself in the world as something unique gatherin for itself the strenth of aninstitution with oficial reckoning as well as by informal instances. Science wentthrough a history of persecutions, rejection and condenation maneging to setitself as the main reference for posing questions and making proper critcisms.In this way science became a unanimity to the of being today very difficult toimagine a world without it and its doing. Even science stresses its universalperspectiv e it must not be overseen that it has close rel ations with the particularand from it come the questions about its bias and responsabilities such as ifscience has still a role, what or whom it works at and for. It cannot be deniedthat the world with or without science may be a different world but what is theworld that science wants and what is the man that it intends are questions thatshould be raised. Scienec is a form of education and so it must be asked whatits choices are or maybe should be.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5962

Palavras-Chave: Epistemologia. Doxologia. Verdades.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

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