DA CRÍTICA IMANENTE À RAZÃO INSTRUMENTAL A UM MODO CRÍTICO DE CIÊNCIAS NAS HUMANIDADES: ALGUMAS IDÉIAS DA ESCOLA DE FRANKFURT
V. 6 N. 12 (2009): Verão de 2009 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: DEBORAH CHRISTINA ANTUNES
Resumo:
O presente texto trata da crítica à razão instrumental realizada pelos teóricos da Escola de Frankfurt, principalmente Adorno e Horkheimer. Defende-se que tais críticas não atestam a nvalidade da ciência, ao contrário, criticando um modo determinado da ciência, atestam a busca de um modo de conhecer a realidade que recupere a ética e a teleologia da razão. Para isso, tece inicialmente algumas considerações sobre a produção do conhecimento na filosofia moderna, para basear as críticas realizadas ao “esclarecimento” apresentadas posteriormente. Discute ainda a idéia de pensamento crítico e ciências sociais e, por fim, algumas idéias sobre a aproximação entre investigação social empírica e teoria crítica.
Abstract:
This paperwork is about the critic to the instrumental reason madeby the Scholars of the Frankfurt School, mainly Adorno andHorkheimer. Here is defended that this critic doesn’t say about theend of the science, but on the contrary, criticizing one specific wayto make science, it says about looking for a way to know the realitythat could recoup ethic and the telos of the reason. So, it initiallytreats about some considerations on the production of knowledgein the modern philosophy, to base the critics to the “enlightment”.It is also discussed the idea of a critical thinking and social sciencesand, at end, some ideas about the approximation between socialempirical research and critical theory
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5953
Palavras-Chave: Pesquisa social empírica. Teoria Crítica. Razão instrumental.Adorno, Theodor Wiesengrund. Horkheimer, Max.
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