EXPERIÊNCIA HERMENÊUTICA E RACIONALIDADE ALTERNATIVA, EM HANS-GEORG GADAMER

V. 6 N. 12 (2009): Verão de 2009 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: REGINALDO OLIVEIRA SILVA

Resumo:

Em face da crise da racionalidade moderna, o século XX põe-se a tarefa de elaborar uma racionalidade alternativa. Em Verdade e Método, Hans-Georg Gadamer elabora uma hermenêutica ontológica, com a qual apresenta uma saída viável para a crise de pressupostos do método científico moderno, a este antepondo verdades negligenciadas ou esquecidas. Amparado na dimensão do diálogo que é a tradição escrita, ele sugere a experiência hermenêutica como modelo de experiência mais autêntica, de cuja reflexão consiste o propósito do presente artigo.

Abstract:

IIn face of the crisis of the modern rationality, the centuryXX becomes the task of elaborating an alternativerationality. Truly and Method, Hans-Georg Gadamerelaborates a ontological hermeneutics, with which presentsa viable exit for the crisis of presuppositions of the modernscientific method, the east prefixing true neglectful orforgotten. Aided in the dimension of the dialogue that isthe tradition writing, he suggests the experiencehermeneutic as model of more authentic experience, ofwhose reflection consists the purpose of the present article.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5955

Palavras-Chave: Gadamer. Hermenêutica. Método. Racionalidademoderna. Racionalidade alternativa.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.