O CONCEITO DE PARALELISMO NA ÉTICA DE BENEDICTUS DE SPINOZA

V. 6 N. 11 (2009): Inverno de 2009 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso

Resumo:

Em sua Ética, Benedictus de Spinoza postula na proposição 7 da parte 2 que “A ordem e a conexão das ideias é a mesma que a ordem e a conexão das coisas”. É o paralelismo; ou seja, a identidade entre a potência de pensar de Deus e a sua potência atual de agir, que vai possibilitar a afirmação da substância única, permitindo a Spinoza corrigir as dificuldades da filosofia cartesiana. Nosso objetivo com o presente trabalho é o de expor e analisar como Spinoza supera as dificuldades cartesianas, explicitando os termos isomorfia, ou a identidade de ordem entre as ideias e os corpos; a isonomia, ou a identidade entre as séries dos atributos da substância absoluta e a identidade de conexão entre as duas séries; a isologia ou a identidade do ser. Além destes, explicitaremos a distinção deleuziana para o paralelismo epistemológico e o paralelismo ontológico, visando tornar clara a importância deste conceito para o conjunto da Ética.

Abstract:

In his Ethics Benedictus de Spinoza postulates on Proposition 7 in Part II that“The order and connection of ideas is the same as the order and connections ofthings”. It’s the parallelism, which means the identification of God’s potency ofthinking and God’s actual potency of action that allows the affirmation of thesingle substance making possible for Spinoza to correct the difficulties presentedon Descartes’ philosophy. With the present paper we aim to expose and analyzethe way Spinoza’s work overcome Descartes’difficulties, explicit in Spinoza’sconcept the term Isomorphism; or the order identity of ideas and bodies, Isonomy; or the identity between the series of attributes of the absolute substance and theidentity of connection between these two series; Isology; or the identity of thebeing. Beyond that, we aim to explicit Deleuze’s distinction of epistemologicalparallelism and ontological parallelism, in an attempt of making clear theimportance of this concept to the wholesome of the Ethics.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5933

Palavras-Chave: Benedictus de Spinoza. Gilles Deleuze. Martial Gueroult. Ética. Paralelismo.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.