REFLEXÃO ANTROPOLÓGICA DA VIOLÊNCIA A PARTIR DAS ATIVIDADES LIBERATIVAS DA FILOSOFIA DE SCHOPENHAUER
V. 6 N. 11 (2009): Inverno de 2009 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: OSMAR PONCHIROLLI
Resumo:
O objetivo deste artigo é o de verificar a importância da concepção filosófica de Schopenhauer como fundamento antropológico do fenômeno da violência. O método que caracteriza esta pesquisa é a revisão bibliográfica, com utilização de fontes múltiplas de evidências. Os dados foram obtidos mediante uma profunda investigação bibliográfica. A análise dos dados foi efetuada de forma descritivo-interpretativa. Utilizou-se, a análise de conteúdo e a análise documental. A violência vem ocupando um grande espaço na literatura nos últimos anos. Como resposta ao fenômeno da violência, surge no cenário político propostas que privilegiam o endurecimento das políticas de combate à criminalidade, reformas no sistema penitenciário e reestruturação policial, com o objetivo de controlar e reduzir a violência. Tem-se a necessidade de buscar o fundamento da violência com base na Filosofia. Neste sentido, procura-se analisar a violência a partir da contribuição da antropologia filosófica de Schopenhauer do mundo como vontade e representação.
Abstract:
The aim of this paper is verify the importance of Schopenhauer’s philosophical andanthropological foundation of the violence phenomenon. The method that characterizesthis research is the literature review, using multiple sources of evidence. The data wereobtained through a thorough literature search. Data analysis was performed in adescriptive-interpretive way. Was used, content analysis and document analysis. Violencehave been occupying a large space in the literature in recent years. In response to theviolence phenomenon, appears in the political arena proposals that privilege thehardening of the politics of criminality combat, reforms in the penitentiary system andPolice reorganization, in order to control and reduce violence. There is the need to seekthe principle for violence based on philosophy. In this sense, we seek to analyze theviolence from the contribution of philosophical anthropology of Schopenhauer’s Worldas Will and Representation.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5938
Palavras-Chave: Violência. O mundo como vontade e representação. Arte. Compaixão. Justiça.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.