DO DEVER-SER À CONCILIAÇÃO ENTRE LIBERDADE E NECESSIDADE EM AGOSTINHO E PADRE ANTONIO VIEIRA: A SIGNIFICAÇÃO PRÁTICA DO USO DA RAZÃO
V. 5 N. 10 (2008): Verão de 2008 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: LEONARDO ALMADA
Resumo:
Nesse artigo, queremos demonstrar que Agostinho pode ser considerado o fundador de uma tradição que institui a ideia de que o conhecimento de si enquanto espírito é condição de possibilidade de o indivíduo transformar-se em princípio de ação e de realizar atos livres. Com esse intuito, queremos comprovar, mais precisamente, que a doutrina de Agostinho do dever ultrapassa os limites de sua condicionalidade histórica e constitui o eixo central em torno do qual se erige a filosofia brasileira. Decerto, esta é a razão pela qual o relacionaremos, em função do problema, com a perspectiva de Padre Antonio Vieira, o qual, conquanto não seja propriamente um filósofo, definiu as bases que nos propiciam a possibilidade de se verificar uma identidade filosófica no Brasil. Vieira chama a atenção para a exigência de superação do modo do ser natural em vista do modo do ser moral, afirmando a necessidade de o indivíduo identificar-se em função do dever, o que o eleva à condição de fonte de referência quanto à concepção do dever-ser na filosofia brasileira.
Abstract:
In this paper, we want to demonstrate that Augustine can be considered the founderof a tradition that establish the idea that knowledge of self as spirit is a condition ofpossibility for the man become a principle of action and perform free acts. For this,we want to prove, more precisely, that the doctrine of Augustine of duty beyond thelimits of their compliance history and the lynchpin around which the philosophy isbuilt in Brazil. Certainly, this is why the relationship, depending on the problem,with the prospect of Father Antonio Vieira, who, while not exactly a philosopher,laid the foundations that give us the opportunity to see a philosophical identity inBrazil. Vieira draws attention to the need to overcome the natural way of being inview of the way of being moral, affirming the need to identify the individual as afunction of the duty, which amounts to the condition that the source of referenceon the design of should be in the Brazilian philosophy.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5910
Palavras-Chave: Dever-ser. Inteligência. Liberdade. Necessidade. Vontade.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.