SOME CONSIDERATIONS ON RAWLS AND SELF-RESPECT

V. 5 N. 10 (2008): Verão de 2008 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Rodrigo Jungmann de Castro

Resumo:

While agreeing with Rawls as concerns the principles of justice proposed in A Theory of Justice , I argue in this essay that neither these principles by themselves nor the more specific recommendations offered by Rawls provide a firm enough basis for the self-respect of society’s least well-off members, because Rawls pays insufficient attention to the symbolic dimension underlying the advertisement and promotion of luxury goods , the possession of which is systematically portrayed as having a bearing on the personal value of those who enjoy them.

Abstract:

Embora estejamos de acordo com Rawls quanto aosprincípios de justiça propostos em Uma Teoria da Justiça,argumentamos neste artigo que nem os princípios por sisós nem as recomendações mais específicas propostas porRawls fornecem uma base suficientemente sólida para aauto-estima dos membros menos favorecidos da sociedade,porque Rawls não atenta o bastante para a dimensãosimbólica da propaganda e promoção de bens de luxo, a possedos quais é sistematicamente representada como tendorelevância para o valor pessoal daqueles que os usufruem.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5913

Palavras-Chave: Rawls. Auto-estima. Princípios de justiça. Comparaçõesinterperssoais de bem-estar. Status social.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.