NOTAS SOBRE A DISSOLUÇÃO DA SUBJETIVIDADE E A PERSPECTIVA CRÍTICA DA MORAL NOS TEMPOS DE HOJE
V. 5 N. 9 (2008): Inverno de 2008 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Alex Sander da Silva
Resumo:
O presente artigo discute o que chamamos de processo de dissolução da subjetividade, no plano de uma perspectiva crítica da moral. A intenção é “revistar” o diagnóstico da Dialética do Esclarecimento de Horkheimer e Adorno, sobretudo, em algumas formulações da condição da subjetividade no contexto do totalitarismo do mundo administrado. Como também algumas reflexões específicas de Adorno sobre a inconseqüente danação da vida no capitalismo moderno.
Abstract:
The present article argues what we call process ofdissolution of thesubjectivity, in the plan of a criticalperspective of the moral. The intention is to inspect thediagnosis of the Dialectic of theEnlightenment ofHorkheimer and Adorno, over all, in some formularizationsof the condition of the subjectivity in the context of thetotalitarianism of the managed world. As well as somespecific reflections of Adornment on the inconsequentialfury of the life in the modern capitalism.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5882
Palavras-Chave: Subjetividade. Moral. Teoria crítica. Razão instrumental
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.