ÉTICA INTERCULTURAL DA INFORMAÇÃO E SUSTENTABILIDADE
V. 5 N. 9 (2008): Inverno de 2008 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: ANA THEREZA DE MIRANDA CORDEIRO DÜRMAIER
Resumo:
A idéia de sustentabilidade envolve uma concepção original e histórica de civilização. Ela requer a solução de uma série de desafios conceituais capaz de prover sua concretização plural na vida coletiva de cidadãos culturalmente diversos. Mais que uma educação para a sustentabilidade, é necessária a formulação de uma educação em si mesma sustentável, seja na sua autocompreensão interdisciplinar e transversal, seja no âmbito dos desafios interculturais a ela implícitos. O presente trabalho analisa o problema de uma educação para a sustentabilidade no horizonte das sociedades pós-industriais, defendendo a necessidade da ética intercultural da informação.
Abstract:
The idea of sustainability involves an original and historicalconception of civilization. It requires solutions of many conceptualproblems in order to make itself tangible to citizens in differentscultures. More than an education for sustainability, it is essential todevise a sustainable education, i.e., an interdisciplinary, cross-disciplinary, and intercultural one. The present article analyses theproblem of an education for sustainability in the horizon of the post-industrials societies in order to support the necessity of theintercultural ethics of information.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5883
Palavras-Chave: Ética. Informação. Sustentabilidade. Educação Superior. Cultura.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.