CONCEITO DE CRIAÇÃO SOCIAL EM HUME

V. 5 N. 9 (2008): Inverno de 2008 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: JAIRO DIAS CARVALHO

Resumo:

O problema que nos propomos a investigar é o da criação social em Hume ou a sua teoria do artifício ou da convenção. Para Hume a natureza humana é cognitiva, social e passional. Ao naturalismo no âmbito cognitivo se segue o convencionalismo (teoria do artifício) no âmbito social. Os dois componentes da natureza humana em Hume são a crença e o artifício. Na moral o que está em jogo é a relação entre as paixões, a simpatia e o artifício que compõem de regras gerais que se referem à justiça. Queremos entender em que medida o homem é uma espécie inventiva e de que maneira pode-se falar em um artifício não arbitrário. Compreender isso é compreender o conceito de criação social em Hume.

Abstract:

The problem we are about to consider is the social creationaccording to Hume, or his theory of artifact or convention. To Humehuman nature is cognitive, social and passional. To naturalism inmatters cognitional follows conventionalism (theory of the artifact)in matters social. The two components of human nature accordingto Hume are the artifact and convention. In Morals what matters isthe relationship among passions, sympathy and artifact that arepart of general rules regarding justice. We want to understand inwhat mesure man is an inventive species and how is it possible tospeak of a non-arbitrary artifact. In this rests the comprehensionof the concept of social creation according to Hume.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5881

Palavras-Chave: Hume. Artifício. Justiça. Simpatia. Sociabilidade.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.