MÍSTICA E GEOMETRIA: A INTUIÇÃO DA UNIDADE EM NICOLAU DE CUSA E ESPINOSA

V. 5 N. 9 (2008): Inverno de 2008 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Jefferson Alves de Aquino

Resumo:

Nicolau de Cusa (1401-1464) e Espinosa (1632-1677) têm sido algumas vezes relacionados em função da proximidade de suas doutrinas no que concerne à aceitação da unidade como primado ontológico. Procuram por isso expressar essa intuição originária, enfrentando assim as críticas de uma Teologia Negativa, qual a de Maimônides (1135-1204), que insiste na impossibilidade de se atribuir qualquer qualificativo positivo a Deus, princípio Unitário de mundo. Diferenciam-se, no entanto,
quanto ao cerne da intuição que lhes serve de fundamento: a intuição cusana é a de uma mística que aceita os limites de sua expressão, a despeito de sua tentativa sempre aproximativa de tradução daquele que seria o Máximo Absoluto, identidade para além de todas as oposições; e a intuição espinosana sendo de orientação matemática, prescinde do conceito de mistério, expressando exemplarmente a metafísica laicizada do século XVII, em que o recurso de uma exposição geométrica suprimiria os limites da linguagem, bem como a pretensa inefabilidade da realidade enquanto unidade ontológica.

Abstract:

Nicolas de Cuse (1401-1464) et Spinoza (1632-1677) ont été quelquefois rapprochés àcause de la proximité de leurs doctrines en ce que concerne à l’acceptation de l’unité commeprimat ontologique. Ainsi, ils cherchent exprimer cette intuition primaire en faisant faceaux critiques d’une Théologie Négative, dont celle de Maïmonide (1135-1204), laquelleinsiste dans l’impossibilité de donner un qualificatif positif à Dieu, principe Unitaire dumonde. Pourtant, ces philosophes s’éloignent dans l’essence de l’intuition qui les sert debase : l’intuition cusane est celle d’une mystique laquelle accepte les limites de sonexpression, malgré sa tentative toujours approximative de traduction de celui qui serait leMaximum Absolu, l’identité au-delà de toutes les oppositions; par contre, l’intuitionspinoziste d’orientation mathématique, se passe du concept de mystère et expresse lamétaphysique laïque du XVII siècle, dans laquelle le recours d’une exposition géométriquesupprimerait les limites de la langage, aussi bien que la prétendue ineffabilité de la réalitépendant qu’unité ontologique.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5885

Palavras-Chave: Unidade. Intuição. Mística. Teologia Negativa. Geometria.

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