O PAPEL DO FILÓSOFO COMO EDUCADOR

V. 5 N. 9 (2008): Inverno de 2008 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Marly Carvalho Soares

Resumo:

A história da humanidade, ao iniciar seu novo milênio solidificado pelas transformações tecnológicas e ideológicas, acha-se numa crise de consciência – marcada por perda de sentido não só existencial, mas do que é comunitário e do que é comunidade. O comunitário cede lugar ao individualismo e neste contexto não é possível nenhum operar ético. Para que tenhamos uma nova comunidade se faz necessário um novo individuo que, segundo Eric Weil, se constitui e se forma através de duas mediações: o direito natural e a educação. O direito natural ainda se acha prisioneiro da moral formal; enquanto a educação trabalha sobre o plano das ações. O nosso ensaio centraliza-se no papel do filósofo como educador relacionando educação versus instrução.

Abstract:

 

Humanity , as the new millennium begins solidified by technologicaland ideological transformations, finds itself in a consciousness’ crisis-marked by the loss of not only an existential meaning, but of what iscommunitarian and what community is. Communitarian loses placeto individualism being impossible to work ethics in that context. Inorder to build a new community it’s necessary it’s necessary to builda new individual, that according to Eric weil is constituted and formedthrough the mediation of natural right and education. Our essay iscentralized on the philosopher’s role as an educator versus instructor.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5884

Palavras-Chave: Hegel. Filosofia. Filósofos. Educação. Educador. Eric Weil

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.