CRITÉRIOS DE REALIDADE (PROVA DO MUNDO EXTERNO E RESPOSTA AO CETICISMO)

V. 4 N. 7 (2007): Inverno de 2007 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Cláudio Ferreira Costa

Resumo:

O objetivo desse artigo é fazer uma análise do conceito de realidade externa ou objetiva. Um resultado interessante dessa análise é que ela nos conduz a uma prova da realidade do mundo externo. Outro resultado de interesse é uma resposta ao ceticismo com relação ao mundo externo, o qual passa a ser visto como resultado de uma confusão semântica.

Abstract:

The aim of this paper is to make an analysis of the conceptof external or objective reality. An interesting result of thisanalysis is that it leads us to a proof of the reality of theexternal world. Another result of interest is an answer to theskeptical challenge against the reality of the external world,which is shown to be the result of an equivocation concerningdifferent senses in our attributions of reality.

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5804

Palavras-Chave: Filosofia da percepção. Epistemologia. Ceticismo.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.