NIETZSCHE, É UM METAFÍSICO?
V. 4 N. 7 (2007): Inverno de 2007 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: IVANALDO SANTOS
Resumo:
O presente artigo levanta uma possibilidade bastante complexa, ou seja, a de Nietzsche ser um metafísico. O referencial teórico é o livro Além do Bem e do Mal de Nietzsche e os comentários de Bulhões, Erickson e Machado sobre o mesmo. Faz-se um apanhado da crítica de Nietzsche à tradição metafísica ocidental mostrando que considera esta tradição errada ou equivocada, pois trabalha com a dualidade de mundos e a sua proposta de superação dos valores relacionados com essa tradição. É indagado se inverter os valores não significa acabar com a metafísica, mas sim inaugurar uma nova fase em seu trajeto.
Abstract:
The present work proposes a complex possibility, namely, Nietzschebeing a metaphysical philosopher. We base our supposition inNietzsche’s work, Beyond Good and Evil and Bulhões, Erickson andMachado’s discussions of him, as well as in Nietzsche’s criticism ofthe metaphysical tradition itself. His position might be wrong,because he considers this tradition wrong or misguided becausehe takes into account the duality of worlds. Thus, we also reviewhis proposal of transcending values related to this tradition. Wequestion if seeking to revert values means actually to end withmetaphysics, but rather it inaugurates a new phase in its trajectory.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5811
Palavras-Chave: Nietzsche. Metafísica. Valores.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.