HOBBES E MEDÉIA
V. 3 N. 5 (2006): Inverno de 2006 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Rita Helena S. F. Gomes
Resumo:
Esse artigo visa estabelecer algumas relações entre o mito de Medéia e a obra hobbesiana. O principal ponto do texto é a análise da retórica na filosofia hobbesiana e é, ainda, nesse prisma que será tratado o porquê do desaparecimento do exemplo de Medéia no Leviatã.
Abstract:
In this paper we intend to establish some relations betweenMedeia’s myth and the hobbesian work.Analise the hobbesianrhetoric is the main point of the paper and is on that basisthat will be explained why the reference to Medeia disapearson Leviathan.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5716
Palavras-Chave: Hobbes. Medéia. Retórica. Política.Filosofia do século XVII.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.