O conflito da faculdade filosófica com a faculdade de direito sob a ótica do método de análise e síntese
V. 2 N. 4 (2005): Verão de 2005 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Fábio Cesar Scherer
Resumo:
A problemática a ser desenvolvida consiste na investigação do texto de Kant O conflito da faculdade filosófica com a faculdade de direito, presente no livro O conflito das faculdades, sobre a ótica da antiga geometria. O fio-condutor do texto é o conceito de melhor e o mecanismo de análise empreendido é o método de análise e síntese.
Abstract:
With this text we intend to demonstrate that new technologies cannot befaced as a source of alienation or homogenization. Such technologieswon’t lead to annihilation of the ontological speech (Freud) and neitherthe imaginative potentialities of man (Ellul). Not even to the arraisonnementde l’être (Heidegger), in a sense of turning men into mere technicalaccessories [objects]. In fact, we are going to show that the developmentof technologies is perfectly fitted with the mythological reinvestment(Durand) and the community born-again values. In post-modernity, newtechnologies might be known as a those new type of utopia and societyimagery
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5671
Palavras-Chave: Tecnologia.Alienação. Ontológico.Reinvestimento Mitológico.Valores Comunitários.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.