A emergência do espírito livre

V. 2 N. 3 (2005): Inverno de 2005 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Marly Carvalho Soares

Resumo:

Neste texto, pretendo explicitar o itinerário lógico da emergência do espírito livre no pensamento hegeliano. A questão gira em torno da categoria da Totalidade que se constitui através dos momentos dialéticos da consciência, da razão e do espírito. A consciência, ao ultrapassar a sua particularidade, encontra o caminho que lhe possibilita ir além de seus limites, no sentido da universalidade onde encontra a sua liberdade. De modo que partindo da formação da consciência chegaremos ao conhecimento verdadeiro do homem. O Espírito é que faz com que o homem seja verdadeiramente homem. Por fim, será mostrado como no domínio do Espírito se dá exatamente a superação da relação de exterioridade da ideia (natureza). A ideia que no domínio da natureza estava impossibilitada de ser totalmente ela mesma, no domínio do Espírito alcança o seu ser-para-si. O estudo concentra-se na filosofia do espírito subjetivo da Enciclopédia das Ciências Filosóficas.

Abstract:

 

In this text intend to explain the logical path of the free spirit ?s emergency on theHegelian thought.The main point of it goes around the category of totality wich isbuild through dialetic moments of conscience, reason and spirit.When consciencetranscends it ?s particularity it enters a way that ?s leads also beyond it ?s limits, whereit finds freedom on a universal sense.That way, tracing the stablishment of consciencewe can reach man ?s truly knowledge of itself. Spirit is what makes a man truly aman. Finally it will be demonstrate how, under the spirit ?s domain the relation of anexternal idea is surpassed . Idea, once under nature ?s domain was kept from beingitself amply reachs it ?s full capacity of being-for itself.This study is focused onthe subjective spirit ?s philosophy ofEncyclopedia of the Philosophical Sciences

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5662

Palavras-Chave: Espírito. Liberdade. Natureza. Consciência.Totalidade.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.