Hermenêutica e necessidade de crítica racional no mundo contemporâneo
V. 2 N. 3 (2005): Inverno de 2005 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: REGENALDO DA COSTA
Resumo:
Apesar de suas importantes contribuições, a hermenêutica alemã (Heidegger e Gadamer) devido a um déficit de reflexividade não se coloca a altura das exigências de orientação racional do mundo contemporâneo, pois ela não dá conta da problemática da validade e nos deixa a deriva quando queremos saber como compreender ou como agir melhor.
Abstract:
In spite of important contributions the German hermaneutics(Heidegger e Gadamer), because of a gap of reflexibility, donot attend the exigencies of a rational view of thecontemporary world, for it can not deal with the problem ofvalidity and give us no answer when we want to know how tounderstand or how to act better.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5661
Palavras-Chave: Hermenêutica. Racionalidade.Globalização. Modernidade.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.