Considerações sobre a definição VII da parte I da ética de Benedictus de Spinoza
V. 1 N. 1 (2004): Inverno 2004 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Emanuel Angelo Da Rocha Fragoso
Resumo:
Análise do conceito de Liberdade a partir da definição VII da Parte I da Ética, ou a definição de Spinoza para o termo livre. A aplicação deste termo, a rigor, só é possível a Deus, conforme as razões afirmadas pelo próprio sistema spinozista. Partindo do estudo da liberdade em relação com a vontade, com o entendimento e com a necessidade, demonstra-se que a liberdade, quando aplicada aos modos finitos, constitui, não uma propriedade inata, mas sim uma conquista deste a partir da posse de sua potência de agir, que possibilitará ao homem a superação dos condicionamentos inerentes aos modos finitos, através do conhecimento pela razão do que é em si a necessidade das coisas.
Abstract:
Analysis of the concept of Freedom starting from the seventhdefinition of the first parte of Ethics, or Spinoza’s definitionof the term - free. The rigid application of this term, is onlypossible to God, acording to the reasons given by thespinozista system. Starting off with the study of the freedomin relationship with will, understanding and need, it isdemonstrated that freedom, when applied to finite manners,it constitutes, not an innate property, but a conquest startingfrom the ownership of her potency of acting, that will makepossible for man to overcome the inherent conditionings offinite manners, through knowledge and by reason of what isin itself the need of things.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5619
Palavras-Chave: Spinoza; Ética; Liberdade; Vontade;Necessidade.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.