O racismo no presente histórico: A análise de Michel Foucault
V. 1 N. 1 (2004): Inverno 2004 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Guilherme Castelo Branco
Resumo:
O presente trabalho relê as contribuições de Michel Foucault no domínio do bio-poder e busca explicitar um aspecto pouco desenvolvido de suas análises: o de que o desenvolvimento do capitalismo traz em seu bojo um racismo estatal e de caráter biologizante, que se revela especialmente genocida. A revelação das características do racismo estatal, assim como as consequências implicadas nesse modo recente de gestão da vida social e política é o objetivo de nossa investigação.
Abstract:
This article studies the contribution of Michel Foucault inthe domain of bio-power and tries to explain better agenerally unknown aspect of his analysis: that the development of capitalism brings in itself a state racism witha biological character that revels itself particularly as agenocide. The reveling of the characteristics of state racism,as well as the consequences implicated in this way of socialand political administration is the objective of ourinvestigation.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/5628
Palavras-Chave: Racismo; genocídio; resistênciasao poder; estado contemporâneo; Foucault, M.; vida.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.