Walter Benjamin e o teatro épico brechtiano: interrupção, estranhamento e despertar

V. 17 N. 2 (2020): Verão de 2020 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Gilmário Costa

Resumo:

O presente artigo pretende analisar as duas versões do ensaio O que é o teatro épico?, de Walter Benjamin, escritas em 1931 e em 1939, respectivamente. O foco residirá nas inter-relações entre os conceitos de interrupção, estranhamento e despertar, com os quais o autor esclarece as novas técnicas teatrais brechtianas e, simultaneamente, desenvolve aspectos da sua própria reflexão estética quanto aos liames entre arte, política e revolução. O artigo detém-se ainda em uma análise comparativa entre o romance A mãe, de Gorki, e a peça homônima de Brecht, com o objetivo de aquilatar mais concretamente o avanço do trabalho teórico.

Abstract:

This paper intends to analyse the two versions of the essay “What is the epic theatre?”, by Walter Benjamin, written in 1931 and in 1939 respectively. The focus is the interrelationship among the concepts of interruption, estrangement, and awakening. Through these concepts the author simultaneously explains the new Brechtian theatrical techniques and develops aspects of his own aesthetic reflexion with regard to the links among art, politics, and revolution. It also draws a comparison between the novel The mother, by Gorky, and the homonym play by Brecht. This exercise seeks to evaluate more concretely the progress of the theoretical work.

ISSN: e-ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/6786/6072

Palavras-Chave: Interrupção, estranhamento, teatro épico, revolução, despertar.

Kalagatos - Philosophical Journal

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