A Crítica da Modernidade de Alasdair MacIntyre

V.18 N.1 (2021): Inverno de 2021 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Magnus Dagios

Resumo:

O trabalho analisa a crítica de Alasdair MacIntyre contra a modernidade em seu livro “Depois da Virtude” e contrapõe essa proposta em virtude do contexto contemporâneo. MacIntyre parte de uma visão do caos em que a filosofia e as ciências se encontram, com apenas teorias fragmentárias, incapazes de se realocar em um mundo que já não se reconhece a si mesmo. Entre os motivos desta crise está a própria jovialidade da história acadêmica, incapaz de compreender os antelóquios do colapso. Um dos sintomas do problema e a preponderância das teorias emotivistas, que expõe que todos os juízos morais são expressões de preferência, sentimentos ou atitudes, totalmente subjetivos e irredutíveis à uma análise mais precisa. A Ética de Virtudes do Estagirita é defendida como a solução para o problema. No final será mostrado que essa proposta poderá não satisfazer o espectro moral contemporâneo.

Abstract:

The paper analyzes Alasdair MacIntyre's criticism of modernity in his book "After Virtue" and opposes this proposal because of the contemporary context. MacIntyre is part of a vision of the chaos in which philosophy and sciences find themselves, with only fragmentary theories, unable to relocate in a world that no longer recognizes itself. Among the reasons for this crisis is the very joviality of academic history, unable to understand the beginning of collapse. One of the symptoms of the problem and the preponderance of the emotivism theories, which exposes that all moral judgments are expressions of preference, feelings or attitudes, totally subjective and irreducible to a more accurate analysis. The Ethics of Virtues of Aristotle is defended as the solution to the problem. In the end it will be shown that this proposal may not satisfy the contemporary moral spectrum.

ISSN: e-ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7159/6715

Palavras-Chave: Moral, Ética de Virtudes, Emotivismo.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.