De Besouro a Matinta: capoeira e filosofia na obra de Paulo César Pinheiro

V.18 N.1 (2021): Inverno de 2021 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Cicero Cunha Bezerra

Resumo:

Paulo César Pinheiro (1949-) é um dos mais consagrados músicos brasileiros. Sua trajetória como compositor agrega parcerias com nomes como Pixinguinha, Baden Powell, Tom Jobim, Edu Lobo, João de Aquino, João Nogueira, Toquinho e muitos outros. Poeta, escritor (de romance e teatro), Paulo César é, provavelmente, o único compositor da música popular brasileira a compor um disco inteiramente dedicado a um capoeirista. Capoeira de Besouro (2010) é um marco na discografia da capoeira. Transitando entre o histórico e o mítico, a vida de Manoel Henrique Pereira ou Besouro mangangá, é cantada a partir de 14 toques de berimbau que revelam desde aspectos da personalidade conflitiva do negro no século XIX até dimensões sobrehumanas dignas das encantarias que povoam a cultura folclorica brasileira. Nesse artigo, realizo, em um primeiro momento, um percurso focado nos aspectos históricos em torno da figura de Manoel Henrique Pereira para, em seguida, adentrar na interpretação poético-musical articulando o romance Matinta, o Bruxo (2011) e as composições, em particular, presentes em Capoeira de Besouro buscando estabelecer os vínculos de similitudes entre o universo literário e fonográfico de Paulo César Pinheiro.

Abstract:

Paulo César Pinheiro (1949-) is one of the most renowned Brazilian musicians. His trajectory as a composer brings together partnerships with names such as Pixinguinha, Baden Powell, Tom Jobim, Edu Lobo, João de Aquino, João Nogueira, Toquinho and many others. Poet, writer (novel and theater), Paulo César is probably the only composer of Brazilian popular music to compose an album entirely dedicated to a capoeirista. Capoeira de Besouro (2010) is a milestone in capoeira discography. Moving between the historical and the mythical, the life of Manoel Henrique Pereira or Besouro mangangá is sung from 14 berimbau touches that reveals since aspects of the conflicting personality of black people in the 19th century to superhuman dimensions worthy of the enchantments that populate folk Brazilian culture. In this article, I conduct, at first, a journey focused on the historical aspects surrounding the figure of Manoel Henrique Pereira, to then enter the poetic-musical interpretation articulating the novel Matinta, o Bruxo (2011) and the compositions, in particular, present in Capoeira de Besouro, seeking to establish, with this, the links of similarities between the literary and phonographic universe of Paulo César Pinheiro.

ISSN: e-ISSN:1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7207/6146

Palavras-Chave: Paulo César Pinheiro, Besouro, Capoeira, Literatura, Música.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.