Sócrates: Diálogo e Educação
V.18 N.2 (2021): Verão de 2021 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: José João Neves Barbosa Vicente
Resumo:
A proposta desta reflexão é destacar a importância e o valor do diálogo nas práticas educativas. Como já foi dito várias vezes, a educação é uma das atividades humanas essenciais, mas é preciso ressaltar de forma persistente que, quando realizada na ausência do diálogo, ela corre sério risco de se transformar em um mero processo de doutrinação e de imposição de ideias ou opiniões. Nesse sentido, além de não contribuir para promover o pensar crítico e autônomo, a educação modela o indivíduo de acordo com padrões e formas pré-estabelecidos. Os argumentos utilizados aqui para fundamentar essa reflexão estão alicerçados no pensamento de Sócrates, mas a partir dos estudos realizados por alguns autores sobre suas ideias como foram transmitidas pelos seus discípulos, uma vez que não existe escritos cuja autoria é atribuída a ele.
Abstract:
The purpose of this reflection is to highlight the importance and value of dialogue in educational practices. As has been said several times, education is one of the essential human activities, but it must be persistently emphasized that, when carried out in the absence of dialogue, it is seriously in danger of becoming a mere process of indoctrination and imposition of ideas or opinions. In this sense, in addition to not contributing to promote critical and autonomous thinking, education models the individual according to pre-established standards and forms. The arguments used here to substantiate this reflection are based on Socrates' thought, but from the studies carried out by some authors on his ideas, as they were transmitted by his disciples, since there are no writings whose authorship is attributed to him.
ISSN: e-ISSN: 1984-9602
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7332/6220
Palavras-Chave: Educação, diálogo, liberdade, pensamento, Sócrates.
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Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
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