BNCC, ensino de filosofia e a perspectiva spinozana
V.18 N.2 (2021): Verão de 2021 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: José Soares das Chagas; Divino Ribeiro Viana; Larissa Ribeiro de Santana
Resumo:
O escopo deste artigo é duplo. Primeiro, pretende apresentar um panorama histórico e contextual de implantação da nova Base Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Básico sobretudo no que diz respeito à Filosofia como componente curricular. Segundo, diante deste cenário de reforma da Educação Básica e da pedagogia oficial das competências e habilidades, objetiva propor uma Filosofia da educação inspirada em Spinoza que aponte e oriente uma pedagogia onde o acompanhamento didático do erro é o ponto de partida da prática docente. Para tanto, dividimos este artigo em duas partes: na primeira, desenhamos o mapa legal onde se insere o Ensino de Filosofia; na segunda, discutimos os princípios da teoria do conhecimento spinozano no sentido de uma construção e justificação de uma pedagogia do acompanhamento do erro. Com isso, entendemos que a formulação de uma pedagogia inspirada em Spinoza é uma (dentre muitas outras) resposta possível e plausível para às exigências da BNCC, já que a emenda do intelecto pode ser entendida como uma “transcompetência” e, portanto, servir de referência para todas as competências propostas.
Abstract:
The scope of this article is double. First, it intends to present a historical and contextual prospect of the implementation of the new Common Curriculum Base (BNCC) for basic education, especially concerning to philosophy as a curricular component. Second, to be face in this scenario of reform of basic education and official pedagogy of skills and abilities, it aims to propose a philosophy of education inspired by Spinoza to orient a pedagogy where the pedagogical monitoring of errors is the starting point of teaching practice. Therefore, we have divided this article into two parts: in the first, we draw the legal map where the teaching of philosophy is inserted; in the second, we discuss the principles of the Spinoza theory of knowledge in the sense of constructing and justifying a pedagogy of follow up to errors. Thus, we understand that the formulation of a Spinoza-inspired pedagogy is one (among many others) possible and plausible response to the demand of the BNCC, since the amendment of the understanding can be understood as a "transcompetence" and, therefore, serve as a reference for all proposed competences.
ISSN: e-ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7246/6221
Palavras-Chave: BNCC, Competências e Habilidades, Filosofia, Erro, Spinoza.
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