Educação e responsabilidade com o mundo: Reflexões sobre o contexto brasileiro a partir de Arendt e Adorno

V.18 N.2 (2021): Verão de 2021 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Pedro Romário Santos da Silva; Jefferson Rodrigues da Silva

Resumo:

Com as mudanças recentes na educação nacional consagradas com a lei nº 13.415/2017, que institui o Novo Ensino Médio e a estruturação da BNCC, propomos uma reflexão em torno das finalidades e direcionamentos da educação. Deste modo, realizamos uma análise do atual contexto educacional e problematizamos a formação para a autonomia como contraponto à barbárie. As reflexões emergiram de discussões com os estudantes do ensino médio de uma escola pública estadual sobre os objetivos da educação. Nosso trabalho parte de uma revisão bibliográfica apoiada por pensadores da filosofia e da educação, para sustentar nossa análise.

Abstract:

Recent changes in the Brazilian education with the institution of the new High School and the Base Nacional Comum Curricular (BNCC – national curriculum base), we propose a reflection on the purposes and directions of education. Thus, we analyze the current educational context and problematize the formation for autonomy as a counterpoint to barbarism. The reflections emerged from discussions with High School students from public school about the goals of education. Our work starts with a bibliographical review supported by thinkers from philosophy and from education to support our analysis.

ISSN: e-ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7124/6222

Palavras-Chave: Arendt, Adorno, Educação, Emancipação, Barbárie.

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.