Possíveis relações entre o método de Paulo Freire e o método da economia política de Karl Marx
V.18 N.2 (2021): Verão de 2021 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: André Ricardo Dias Santos
Resumo:
Neste trabalho trataremos da relação entre o método teórico de Paulo Freire e o método da economia política de Karl Marx. Observamos que o método de Marx fora utilizado como base das formulações de Freire no campo da educação, precisamente na crítica da escola tradicional e em favor de uma proposta metodológica que, assim como em Marx, inverta a proposição idealista do conhecimento do objeto na relação entre o geral e o particular. No campo da luta de classes e das relações sociais de produção que a engendram, o método correto se configura numa analítica do ser social e de sua práxis criadora.
Abstract:
In this paper we will deal with the relationship between Paulo Freire's theoretical method and Karl Marx's method of political economy. We observe that Marx's method is used as a basis for Freire's formulations in the field of education, precisely in the critique of the traditional school and in favor of a methodological proposal that, just like in Marx, reverses the idealistic proposition of the knowledge of objects in the relations between the general and the particular. In the field of class struggle and the social relations of production that one engenders, the correct method is configured in an analytic of the social being and its creative praxis.
ISSN: e-ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7376/6225
Palavras-Chave: Educação, Karl Marx, método, Paulo Freire.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.