100 anos de Paulo Freire: Nas entrelinhas da Educação brasileira
V.18 N.2 (2021): Verão de 2021 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Thiago Henrique Barnabé Corrêa
Resumo:
No ano em que Paulo Freire completaria cem anos (2021), a vida e a obra do educador e filósofo pernambucano é considerada um dos maiores legados da história da educação do Brasil. É por meio do seu pensamento para o Outro, que sua obra, tecida no cotidiano, se materializa e dá sentido à sua teoria. Embora no contexto nacional (político-ideológico) Paulo Freire seja alvo de críticas, não se pode negar o fato de que suas ideias ainda alcançam grande repercussão, apresentando memorável prestigio, sobretudo no exterior, ao estar entre os três teóricos mais citados em trabalhos acadêmicos em âmbito global, além de ser estudado nas melhores universidades do mundo. Diante de um educador que semeou o direito de sonhar e ganhou voz e autoridade ao se posicionar contra um governo que silenciava, seu ideário de formação sempre foi direcionado à uma educação para a consciência, que visa a autonomia e a liberdade. Assim, o presente ensaio traz, em diálogo com a própria filosofia freiriana, uma humilde reflexão de suas ideias e discursos, demonstrando a pertinência e atualidade de sua produção intelectual.
Abstract:
In the year that Paulo Freire would complete one hundred years (2021), the life and work of the Pernambuco educator and philosopher is considered one of the greatest legacies in the history of education in Brazil. It is through his thinking for the Other that his work, woven in everyday life, materializes and gives meaning to his theory. Although in the national context (political-ideological) Paulo Freire is the target of criticism, one cannot deny the fact that his ideas still achieve great repercussion, presenting memorable prestige, especially abroad, as he is among the three most cited theorists in academic works globally, in addition to being studied at the best universities in the world. Faced with an educator who sowed the right to dream and gained voice and authority by taking a stand against a government that was silent, his training ideas were always directed towards an education for conscience, aimed at autonomy and freedom. Thus, this essay brings, in dialogue with the Freirian philosophy itself, a humble reflection of his ideas and speeches, demonstrating the relevance and present of his intellectual production.
ISSN: e-ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7076/6226
Palavras-Chave: Educação libertadora, Educação para a consciência, Centenário Paulo Freire.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
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