Afirmação da vida e o exercício do filosofar em Deleuze e em Ric?ur
V.18 N.2 (2021): Verão de 2021 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Alessandro Pimenta; Edinho Benésio Santos
Resumo:
Este artigo investiga as possíveis relações entre Deleuze e Ricoeur. A hipótese parte da noção de uma crítica à filosofia moderna a partir da liberdade e de ontologia como afirmação da vida, mostrando a possível aproximação entre ambos a consequência para se pensar o Ensino de Filosofia.
Abstract:
Cet article, recherche les relations possibles entre Deleuze e Ricœur. L'hypothèse repose sur la notion d'une critique de la philosophie moderne, depuis la liberté et l'ontologie comme affirmation de la vie, montrant le rapprochement possible entre elles et la conséquence pour la réflexion sur l'Enseignement de la Philosophie.
ISSN: e-ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7436/6227
Palavras-Chave: Ser, Abertura, Deleuze, Ric?ur, Ensino de filosofia, Conatus.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.