Posfácio: o ensino de filosofia no Brasil e alguns de seus desafios

V.18 N.2 (2021): Verão de 2021 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Pedro E. Gontijo

Resumo:

O presente artigo procura contextualizar o ensino de filosofia no Brasil atual e apresentar alguns desafios para manter e ampliar sua presença na educação básica. Apresenta como desafios superar os ataques que a filosofia recebeu nos últimos anos, a necessidade de valorizar a produção filosófica feminina, tradições não ocidentais, a revolução tecnológica, os livros didáticos, a formação para a incidência política, os Encontros da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia e o aumento da produção de pesquisas sobre ensino de filosofia e o apoio às Olimpíadas de Filosofia.

Abstract:

The present article seeks to contextualize the teaching of philosophy in Brazil today and to present some challenges to maintain and expand its presence in basic education. It presents as challenges to overcome the attacks that philosophy has received in recent years, the need to value the feminine philosophical production, non-Western traditions, the technological revolution, textbooks, training for political incidence, the Meetings of the National Association of Graduate Studies in Philosophy and the increase of the production of research on philosophy teaching and the support to the Philosophy Olympics.

ISSN: e-ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7187/6233

Palavras-Chave: Filosofia. Brasil. Conjuntura. Desafios

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

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