O inconsciente e a atualidade da filosofia em Sigmund Freud e Theodor Adorno
V.19 N. 1 (2022): Inverno de 2022 - Publicação Contínua • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Reginaldo Oliveira Silva
Resumo:
Com a descoberta do Inconsciente, Sigmund Freud chama a atenção para os eventos antes ignorados pela atividade científica ou filosófica. Uma maneira de desbravar aspectos do psíquico, mas também o resgate para o pensamento da dignidade epistemológica dos micro-eventos, o que amplia o alcance da psicanálise. A reflexão aqui apresentada é um esforço de aproximar a concepção de que a psicanálise se ocupa da “escória do mundo dos fenômenos” e a micrologia, defendida por Theodor Adorno como lugar da filosofia no instante da sua queda.
Abstract:
With the discovery of the Unconscious, Sigmund Freud draws attention to events previously ignored by scientific or philosophical activity. A way to explore aspects of the psychic, but also the rescue for the thinking of the epistemological dignity of micro-events, which expands the scope of psychoanalysis. The reflection presented here is an effort to approximate the conception that psychoanalysis deals with the "scum of the world of phenomena" and micrology, defended by Theodor Adorno as a place of philosophy at the moment of its fall.
ISSN: e-ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7794/6758
Palavras-Chave: Freud; Adorno; Inconsciente; Micrologia; Escória dos fenômenos.
Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.