Considerações sobre a pandemia de Covid-19 e a desescolarização da sociedade
V.19 N. 1 (2022): Inverno de 2022 - Publicação Contínua • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Rafael Lucas de Lima; Maria de Fátima Alves Lopes
Resumo:
A Covid-19 alterou o funcionamento dos sistemas nacionais de educação. Evidenciou-se a dependência social para com as instituições escolares: impossibilitados de frequentá-las, os educandos ficaram longos períodos sem escolarização. Despreparadas para educarem seus membros, as famílias e outras instituições não supriram adequadamente suas demandas educacionais. Tal cenário suscita a reflexão sobre alternativas educacionais viáveis de serem implementadas em momentos de crise e em condições “normais”. São oportunas as reflexões de Ivan Illich, na obra Sociedade sem escolas, sobre a desescolarização. Nossos objetivos aqui são: compartilhar considerações sobre a desescolarização; e considerar possibilidades de desescolarização da educação nacional.
Abstract:
Covid-19 has altered the functioning of national education systems. The social dependence towards the school institutions was evidenced: unable to attend them, the students stayed long periods without schooling. Unprepared to educate their members, families and other institutions did not adequately meet their educational demands. Such a scenario raises the reflection on viable educational alternatives to be implemented in times of crisis and in “normal” conditions. The reflections of Ivan Illich, in the work Deschooling Society, ondeschooling are timely. Our goals here are: to share thoughts on unschooling; and consider possibilities of unschooling national education.
ISSN: e-ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/7913/6764
Palavras-Chave: Filosofia, Educação, Desescolarização, Ivan Illich.
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