bell hooks: pedagogia engajada, pensamento crítico e prática da liberdade
V.19 N. 1 (2022): Inverno de 2022 - Publicação Contínua • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: Cristiane Marinho
Resumo:
O presente artigo apresentará um recorte do pensamento de bell hooks, tendo como fonte um dos livros de sua trilogia pedagógica, Ensinando pensamento crítico: sabedoria prática. O objetivo é situar seu envolvimento com o ensino enquanto criança crescida na sociedade segregacionista dos Estados Unidos e, já adulta, nas faculdades para brancos e, também, como esse envolvimento a sensibilizou e a fez compreender o poder do conhecimento e a levou à escolha de uma educação para a prática da liberdade. A partir desse contexto, serão caracterizadas suas principais propostas para um ensino crítico: pensamento crítico, pedagogia engajada, sabedoria prática, enfatizando também seu contraste com a educação neoliberal.
Abstract:
This article will present an excerpt of bell hooks' thinking, having as source one of the books of hispedagogical trilogy, Teaching Critical Thinking: Practical Wisdom. The objective is to situate her involvement with teaching as a child growing up in the segregationist society of the United States and, as an adult, in colleges for whites and, also, how this involvement sensitized her and made her understand the power of knowledge and led her to choose an education for the practice of freedom. From this context, its main proposals for critical teaching will be characterized: critical thinking, engaged pedagogy, practical wisdom, also emphasizing its contrast with neoliberal education.
ISSN: e-ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8245/6908
Palavras-Chave: Pensamento crítico, pedagogia engajada, sabedoria prática, bell hooks, educação libertadora.
Kalagatos - Philosophical Journal
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