Apresentação

V. 19 N. 2 (2022): Verão de 2022 • Kalagatos - Philosophical Journal

Autor: Emanuel Angelo da Rocha Fragoso

Resumo:

Neste novo número da Revista Kalagatos, apresentaremos oito artigos, uma resenha e uma tradução.

O primeiro artigo, O PAPEL DO ESPAÇO ABSOLUTO E DA GRAVIDADE PARA O ARGUMENTO DO DESÍGNIO DE ISAAC NEWTON de Evandro da Rocha Gomes tem como objetivo apresentar de forma sucinta o argumento do desígnio de Isaac Newton em seus diversos escritos, com destaque para o papel desempenhado pelas noções de espaço absoluto e de gravidade.

No segundo, Antonio Marcos Francisco, no artigo intitulado STUART MILL: O EMPIRISMO E O PROBLEMA PARA FUNDAMENTAÇÃO DA MATEMÁTICA analisa a teoria empirista de Stuart Mill na obra A System of Logic – Ratiocinative and Inductive, objetivando discutir a fundamentação do conceito de número.

A seguir, em seu artigo ESBOÇO SOBRE REFLEXÕES GRAMATICAIS EM LUDWIG WITTGENSTEIN: DOS JOGOS DE LINGUAGEM ÀS FORMAS DE VIDA, Edivaldo Simão de Freitas apresenta em forma de esboço o caminho discorrido por Wittgenstein (1984; 2014) para tratar de reflexões gramaticais em sua obra póstuma Investigações Filosóficas, visando esclarecer o paradigma semântico associado à concepção pragmática da linguagem, tratando de expor nossa leitura crítica acerca dos Jogos de Linguagem, semelhanças de família até chegarmos à sua noção de Formas de vida.

No artigo seguinte, Davi Galhardo, com o texto PENSAMENTO E REIFICAÇÃO: ARTE E HISTÓRIA EM WALTER BENJAMIN E HANNAH ARENDT, desenvolve sua hipótese de que é possível articular aqui uma aproximação entre as reflexões teóricos-sociais e filosófico-estéticas desenvolvidas por Walter Benjamin e por Hannah Arendt tendo por base os conceitos de pensamento (thought / habe gedacht) e reificação (reification / Verdinglichung).

No quinto artigo, Roberta Liana Damasceno Costa, com o texto MICHEL FOUCAULT E O PODER: A CRÍTICA ÀS TECNOLOGIAS DE PODER E A COMPREENSÃO DOS JOGOS POLITICOS NA CONTEMPORANEIDADE irá investigar a maneira pela qual o filósofo Michel Foucault interrogou as experiências da vida política de seu tempo.

Martha Luiza Macedo Costa Bernardo, no sexto artigo, A CRUELDADE NA PSICANÁLISE E O PENSAMENTO DO INCONDICIONAL EM JACQUES DERRIDA,visaentrecruzar duas correlações, fundadas no debate sobre o que é o homem (seu próprio, seu conceito) em Derrida, para resolver a questão de como transpor uma aporia: como a crueldade e a psicanálise – que escapam à ética – podem ser pensadas de um ponto de vista ético, abrindo-se à perspectiva dos direitos humanos?

No sétimo artigo, José Ailton Carlos Lima Correia e Jeane Cristina da Silva Oliveira de Souza, abordam o conceito de competências, a flexibilização do trabalho docente e a sua correlata precarização sob a égide do neoliberalismo, bem como apontar a necessidade de resistir à consequente banalização da injustiça social na docência no ensaio intitulado A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE E A LÓGICA DAS COMPETÊNCIAS SOB A ÉGIDE DO NEOLIBERALISMO.

No oitavo artigo, André Augusto Maia pergunta e pretende refletir sobre a questão da experiência e do sentido como paradigmas da educação no seu texto EXPERIÊNCIA E SENTIDO COMO PARADIGMAS DA EDUCAÇÃO.

A seguir, na Resenha intitulada EXPERIÊNCIAESENTIDOCOMOPARADIGMASDAEDUCAÇÃO, o autor descreve pormenorizadamente o livro RELIGIÃO, HISTÓRIA E MEMÓRIA NA MODERNIDADE, organizado pelos professores da Universidade Federal de Sergipe, Arthur Grupillo, Edmilson Menezes e Everaldo de Oliveira, e que contou com a colaboração textual de alguns autores citados nominalmente ao longo da resenha.

Por fim, Ismail Fagundes nos traz em língua portuguesa o texto ARE HUMAN BEINGS HUMEAN ROBOTS? (SÃO OS SERES HUMANOS ROBÔS HUMEANOS?) dos autores Gonzalo Génova e Ignácio Navarro. Segundo os autores, “seres humeanos” são os seres cuja razão se submete ao crivo das paixões.

Boa leitura!

Emanuel Angelo da Rocha Fragoso

ISSN: 1984-9206

Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8469/6988

Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.