A precarização do trabalho docente e a lógica das competências sob a égide do Neoliberalismo
V. 19 N. 2 (2022): Verão de 2022 • Kalagatos - Philosophical Journal
Autor: José Ailton Carlos Correia; Jeane Cristina da Silva Oliveira de Souza
Resumo:
Este ensaio tem como objetivo abordar o conceito de competências, a flexibilização do trabalho docente e a sua correlata precarização sob a égide do neoliberalismo, bem como apontar a necessidade de resistir à consequente banalização da injustiça social na docência. Para tanto, usamos a revisão bibliográfica como metodologia de pesquisa. Estudos nos revelam que docentes de diversos níveis e modalidades de ensino no Brasil são enredados na teia produtivista do mercado: têm assumido diversas funções dentro da escola; cumprem exigências cada vez maiores; têm seus direitos trabalhistas atacados; são desvalorizados a prestadores de serviço; e perdem a autonomia do trabalho docente; o que, em grande medida, gera adoecimento psíquico pelo inevitável “consentimento”. Por fim, destacamos a reflexão sobre a necessidade de luta e resistência pela preservação das categorias trabalho docente, instituição educacional e educação, constantemente desafiados pela lógica do neoliberalismo.
Abstract:
This essay aims to approach the concept of competences, the flexibilization of teaching work and its related precariousness under the aegis of neoliberalism, as well as to point out the need to resist the consequent trivialization of social injustice in teaching. Therefore, we used the literature review as a research methodology. Studies reveal that teachers of different levels and teaching modalities in Brazil are entangled in the productivist web of the market: they have assumed different roles within the school; meet ever-increasing demands; have their labor rights attacked; are devalued to service providers; and lose the autonomy of teaching work; which, to a large extent, generates psychic illness due to the inevitable “consent”. Finally, we highlight the reflection on the need for struggle and resistance for the preservation of the categories teaching work, educational institution and education, constantly challenged by the logic of neoliberalism.
ISSN: 1984-9206
Texto Completo: https://revistas.uece.br/index.php/kalagatos/article/view/8417/6976
Palavras-Chave: Precarização, Flexibilização, Competências, Trabalho, Banalização.
Kalagatos - Philosophical Journal
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