Kalagatos - Philosophical Journal

"kalagatos"

Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206

A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.

A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.

Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.

O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.

A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.

V.18 N.2 (2021): Verão de 2021

Apresentação

Gabriel Kafure da Rocha; Alessandro Rodrigues Pimenta

Sócrates: Diálogo e Educação

José João Neves Barbosa Vicente

Educação, diálogo, liberdade, pensamento, Sócrates.

BNCC, ensino de filosofia e a perspectiva spinozana

José Soares das Chagas; Divino Ribeiro Viana; Larissa Ribeiro de Santana

BNCC, Competências e Habilidades, Filosofia, Erro, Spinoza.

Educação e responsabilidade com o mundo: Reflexões sobre o contexto brasileiro a partir de Arendt e Adorno

Pedro Romário Santos da Silva; Jefferson Rodrigues da Silva

Arendt, Adorno, Educação, Emancipação, Barbárie.

A Rádio Benja e os podcasts

Felipe Gonçalves Pinto; Marcelo Senna Guimarães

ensino de filosofia, produto educacional, rádio, podcast, Walter Benjamin.

Descolonizar o inconsciente coletivo escolar: Uma ação filosófica para o Século XXI

Junot Cornélio Matos; Adailton Pereira de Melo

Cultural. Desconstrução. Inconsciente. Racismo. Preconceito.

Possíveis relações entre o método de Paulo Freire e o método da economia política de Karl Marx

André Ricardo Dias Santos

Educação, Karl Marx, método, Paulo Freire.

100 anos de Paulo Freire: Nas entrelinhas da Educação brasileira

Thiago Henrique Barnabé Corrêa

Educação libertadora, Educação para a consciência, Centenário Paulo Freire.

Afirmação da vida e o exercício do filosofar em Deleuze e em Ric?ur

Alessandro Pimenta; Edinho Benésio Santos

Ser, Abertura, Deleuze, Ric?ur, Ensino de filosofia, Conatus.

A Intervenção como prática constitutiva do PROF-FILO

Eduardo Salles de Oliveira Barra; Marcelo Martins Barreira

Mestrado profissional, ensino de filosofia, formação de professores, orientação.

O Ensino de filosofia e o Bullyng: Retratos de uma experiência filosófica

André Augusto Maia

Filosofia. Ensino. Teoria Crítica. Bullying. Preconceito.

Da obliteração aos vestígios de vida: uma análise das possibilidades para o Ensino da Filosofia na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da BNCC/EM (2018)

Jonathan Dalla Vechia Bugs; Elisete Medianeira Tomazetti

Ensino da Filosofia, Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio, Lei 13.415/2017.

Tradução de texto de filosofia para LIBRAS: Condições para recepção filosófica pelo estudante surdo

Edson Teixeira de Rezende; Jonatas Rodrigues Medeiros; Geraldo Balduíno Horn

Aprendizagem Filosófica; Letramento Visual Bilíngue Filosófico; Tradução em Libras; Videolibras.

Posfácio: o ensino de filosofia no Brasil e alguns de seus desafios

Pedro E. Gontijo

Filosofia. Brasil. Conjuntura. Desafios

Enseñar a preguntar(se)

Jorge Dávila