Kalagatos - Philosophical Journal
Kalagatos - Philosophical Journal - edited and maintained by the Master's Degree in Philosophy (CMAF) of the State University of Ceará (UECE), Brazil.e-ISSN: 1984-9206
A Kalagatos é uma revista científica, de conteúdo filosófico, editada e mantida pelo Curso de Mestrado Acadêmico em Filosofia – CMAF – da Universidade Estadual do Ceará. O objetivo principal da Kalagatos é criar um canal de divulgação de pesquisas filosóficas de alto nível, assim como estabelecer um intercâmbio entre pesquisadores de diversas instituições do mundo.
A Kalagatos recebe artigos originais, frutos de pesquisa filosófica, resenhas de livros publicados até dois anos anteriores à data de submissão e traduções de textos, com autorização escrita do autor ou do editor responsável.
Todas as submissões são gratuítas, não gerando nenhum custo ao autor.
O público principal da Kalagatos é de pesquisadores em Filosofia Geral. A política de acesso livro, no entanto, amplia o público para estudantes de diversas áreas interessados e curiosos.
A partir de 2017, a Kalagatos passa a ser publicada quadrimestralmente, nos meses de janeiro, maio e setembro, referentes, respectivamente, aos números de janeiro-abril, maio-agosto e setembro-dezembro. Assim, a periodicidade da Kalagatos é registrada da seguinte forma: a) cada volume corresponde a um ano de periodicidade ininterrupta. Cada Número corresponde, ordinalmente, à sequência de edições publicadas naquele ano.
V.18 N.2 (2021): Verão de 2021
Apresentação
Gabriel Kafure da Rocha; Alessandro Rodrigues Pimenta
Sócrates: Diálogo e Educação
José João Neves Barbosa Vicente
BNCC, ensino de filosofia e a perspectiva spinozana
José Soares das Chagas; Divino Ribeiro Viana; Larissa Ribeiro de Santana
Educação e responsabilidade com o mundo: Reflexões sobre o contexto brasileiro a partir de Arendt e Adorno
Pedro Romário Santos da Silva; Jefferson Rodrigues da Silva
A Rádio Benja e os podcasts
Felipe Gonçalves Pinto; Marcelo Senna Guimarães
Descolonizar o inconsciente coletivo escolar: Uma ação filosófica para o Século XXI
Junot Cornélio Matos; Adailton Pereira de Melo
Possíveis relações entre o método de Paulo Freire e o método da economia política de Karl Marx
André Ricardo Dias Santos
100 anos de Paulo Freire: Nas entrelinhas da Educação brasileira
Thiago Henrique Barnabé Corrêa
Afirmação da vida e o exercício do filosofar em Deleuze e em Ric?ur
Alessandro Pimenta; Edinho Benésio Santos
A Intervenção como prática constitutiva do PROF-FILO
Eduardo Salles de Oliveira Barra; Marcelo Martins Barreira
O Ensino de filosofia e o Bullyng: Retratos de uma experiência filosófica
André Augusto Maia
Da obliteração aos vestígios de vida: uma análise das possibilidades para o Ensino da Filosofia na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da BNCC/EM (2018)
Jonathan Dalla Vechia Bugs; Elisete Medianeira Tomazetti
Tradução de texto de filosofia para LIBRAS: Condições para recepção filosófica pelo estudante surdo
Edson Teixeira de Rezende; Jonatas Rodrigues Medeiros; Geraldo Balduíno Horn
Posfácio: o ensino de filosofia no Brasil e alguns de seus desafios
Pedro E. Gontijo
Enseñar a preguntar(se)
Jorge Dávila