CHRISTIAN THOMASIUS E A AUFKLÄRUNG
Kriterion, v. 61, n. 145 (2020) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Diego Kosbiau Trevisan
Resumo:
O presente artigo discute o papel de Christian Thomasius como pioneiro da Aufklärung, bem como a especificidade desta no contexto mais amplo do Iluminismo. A partir de uma discussão sobre os recentes estudos acerca do Iluminismo, será extraída uma diretriz interpretativa para avaliar a peculiaridade política e filosófica da Aufklärung.
Abstract:
This paper discusses the role of Christian Thomasius as a pioneer of the Aufklärung and the specific position of the latter in the broader context of the Enlightenment. Departing from a review of recent studies on the Enlightenment, this paper will draw an interpretative guideline to assess the political and philosophical peculiarity of the Aufklärung.
ISSN: 1981-5336
DOI: https://doi.org/10.1590/0100-512X2020n14508dkt
Texto Completo: https://www.scielo.br/j/kr/a/K88dTTk4rDnPPK3TXXxwsgB/?lang=pt
Palavras-Chave: Iluminismo; Aufklärung; Christian Thomasius; Política; Filosofia Eclética
Kriterion: Revista de Filosofia
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.