OS SONHOS ACORDADOS E A OBRA DE ARTE: FREUD NO PERCURSO DE ERNST BLOCH

Kriterion, v. 62, n. 150 (2021) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Ubiratane de Morais Rodrigues

Resumo:

O objetivo desde artigo é demonstrar como Ernst Bloch se apropria das reflexões de Freud sobre os sonhos acordados para sua filosofia. A partir de uma fenomenologia dos sonhos acordados, Bloch constrói sua hermenêutica da obra de arte de caráter utópico. Isso é possível desde a desvinculação ontológica entre sonhos noturnos e sonhos acordados. Dessa operação, pode-se concluir que os sonhos acordados na filosofia de Bloch é uma chave hermenêutica que inquire o sentido das obras de arte desde um ainda-não-consciente do futuro nas obras do passado.

Abstract:

The purpose of this article is to demonstrate how Ernst Bloch appropriates Freud’s reflections on daydreams for his philosophy. From a phenomenology of daydreams, Bloch builds his hermeneutics of the utopian work of art. This is possible since the ontological separation between night dreams and daydreams. From this operation, it can be concluded that the daydreams in Bloch’s philosophy are a hermeneutic key that questions the meaning of the works of art from a not-yet-conscious of the future in the works of the past.

ISSN: 1981-5336

DOI: https://doi.org/10.1590/0100-512X2021n15009udmr

Texto Completo: https://www.scielo.br/j/kr/a/cx9h9TMW5TCd7LmVKvkDgdr/?lang=pt

Palavras-Chave: Sonhos Acordados; Sonhos Noturnos; Obra de Arte

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