Numbers and sets

Kriterion, v. 42, n. 104 (2001) • Kriterion: Revista de Filosofia

Autor: Marco Ruffino

Resumo:

Neste artigo discuto a intuição subjacente à definição de n?meros como conjuntos proposta por Frege e Russell, assim como a crítica de Benacerraf a esta definição. Eu tento mostrar que o argumento de Benacerraf não é tão forte como alguns filósofos o tomaram. Adicionalmente, examino uma alternativa à definição de Frege e Russell proposta por Maddy, e indico algumas dificuldades encontrada pela mesma.

Abstract:

In this paper I discuss the intuition behind Frege's and Russell's definitions of numbers as sets, as well as Benacerraf's criticism of it. I argue that Benacerraf's argument is not as strong as some philosophers tend to think. Moreover, I examine an alternative to the Fregean-Russellian definition of numbers proposed by Maddy, and point out some problems faced by it.

Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v42n104/7.pdf

Palavras-Chave: Números,conjuntos,logicismo,ontologia,aritmét

Kriterion: Revista de Filosofia

A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.

A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.