A propósito de "possibilidade, compossibilidae e incompossibilidade em Leibniz", de Edgar Marques
Kriterion, v. 45, n. 109 (2004) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Déborah Danowski
Resumo:
O presente texto faz uma crítica de duas teses por meio das quais É. Marques, em seu artigo "Possibilidade, compossibilidade e incompossibilidade em Leibniz", busca explicar a incompossibilidade entre substâncias: que a harmonia se dá através de uma "visão panorâmica" que reuniria os conteúdos representacionais de todas as substâncias criadas, e que as substâncias individuais se concebem independentemente da noção do mundo em que elas se atualizam.
Abstract:
This paper criticizes two points made by É. Marques in "Possibilidade, compossibilidade e incompossibilidade em Leibniz" as he aims to account for incompossibility among substances: that harmony depends on a kind of panoramic view that includes the representational contents of all created substances, and that individual substances are conceived in Leibniz independently of the notion of the world in which they are to be actualized.
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/S0100-512X2004000100009
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v45n109/v45n109a09.pdf
Palavras-Chave: Leibniz,compossibilidade,incompossibilidade,
Kriterion: Revista de Filosofia
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.