O PLATONISMO DE RUSSELL NA METAFÍSICA E NA MATEMÁTICA
Kriterion, v. 46, n. 111 (2005) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Guido Imaguire
Resumo:
Neste artigo, analiso o surgimento e a superação do Platonismo em B. Russell, tanto na sua filosofia da matemática como na sua metafísica. Começo por explicitar os argumentos que levaram Russell a aderir ao chamado “Platonismo Proposicional” — posição que será tecnicamente relevante na definição de números. Na seção seguinte, discutirei até que ponto a teoria das descrições definidas determina, necessariamente, uma adesão ao nominalismo, e as dificuldades que surgem para o logicismo conseqüentes do abandono do platonismo. Finalmente, mostrarei como a posição madura de Russell caracteriza-se mais como um reducionismo do que propriamente como um nominalismo, e como este é fundado no princípio do mínimo vocabulário.
Abstract:
In this paper, I analyze the emergence and the overcoming of Platonism both in Russell’s philosophy of mathematics and his metaphysics. I begin by examining the arguments which led Russell to endorse a position that I term “Propositional Platonism” — this position proves to be relevant for Russell’s definition of numbers. In the following section, I address the question of the extent to which Russell’s theory of descriptions implies the acceptance of nominalism. Moreover, I examine the difficulties which arise for logicism, if it no longer goes hand in hand with platonism. Finally, I argue argue that Russell’s mature position is to be characterized as a form of reductionism rather than as a variant of nominalism.
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n111/v46n111a02.pdf
Palavras-Chave: Filosofia da Matemática, Metafísica, Russell,
Kriterion: Revista de Filosofia
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.