DE INTERFACES TECNOLÓGICAS E RASCUNHOS DE EXPERIÊNCIAS
Kriterion, v.46, n. 112 (2005) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Rita Velloso
Resumo:
Discutem-se os efeitos de Internet sem fio, câmeras de vigilância, telas enormes de televisão em estações de metrô e tocadores de mp3 sobre a freqüentação dos espaços públicos, por meio da análise de alguns resultados do uso desses aparatos no cotidiano (e mesmo nas estratégias de planejamento) das cidades. Quando à experimentação do espaço arquitetônico (visível) faz-se somar uma rede (invisível) reconfiguradora de relações individuais e coletivas com os lugares, e o conceito de participação chega a uma condição limítrofe, exigindo perguntar até que ponto a materialidade da arquitetura é um componente necessário à transformação da experiência que está em curso.
Abstract:
This paper discusses the effects of wireless internet, huge tv screens in subway stations, mp3players in public spaces occupancy. It analyses some results of these apparatus usage in everyday life of big cities, even in their planning strategies. It intends to put into question if that materiality concerning architecture is a necessary element to transformation of experience that is in course.
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n112/v46n112a21.pdf
Palavras-Chave: Espaços Públicos,Participação,Experiência,Int
Kriterion: Revista de Filosofia
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.