NIETZSCHE, BAYREUTH E A ÉPOCA TRÁGICA DOS GREGOS
Kriterion, v.46, n. 112 (2005) • Kriterion: Revista de Filosofia
Autor: Iracema Macedo
Resumo:
Trata-se de um estudo das interpretações de Richard Wagner e de Nietzsche sobre a “época trágica” e da investigação que fizeram, em suas obras, acerca do vínculo da posteridade com a arte grega. Tendo como fio condutor a relação com a Grécia, analisam-se também as razões filosóficas do companheirismo e do posterior rompimento teórico entre Wagner e Nietzsche.
Abstract:
It concerns a study on both Richard Wagner’s and Nietzsche’s interpretations on the “tragic age”. In addition, it involves the investigation they had done in their work regarding the link between posterity and the Greek art. Utlilizing the relationship whit Greece as a point of reference, the work also analyses the philosophic reasons for the friendschip and subsequent theoretical rupture between Wagner and Nietzsche
Texto Completo: http://www.scielo.br/pdf/kr/v46n112/v46n112a12.pdf
Palavras-Chave: Wagner,Nietzsche,Grécia,Wagner,Nietzsche,Gree
Kriterion: Revista de Filosofia
A revista Kriterion, publicação do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais, é a mais antiga do Brasil. Foi fundada em 28 de junho de 1947 e tem a missão de publicar pesquisa original e de alta qualidade em filosofia.
A Revista está indexada, atualmente, em vários importantes catálogos internacionais, como o Philosopher´s Index (EUA), MLA International Bibliography (EUA), Bibliographie de la Philosophie (Louvain, Bélgica), EBSCO (Massachusetts, EUA), SciELO (América Latina), e nacionais, como o CCN/IBICT e o Pergamum. Publica, atualmente, três números por ano. Conceito QUALIS/CAPES periódicos: A1.